ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CENSURA À IMPRENSA NA CÂMARA DE ARAIÓSES

segunda-feira, 4 de abril de 2011 , Posted by Ascom Araioses at 14:25

Profissionais de comunicação censurados na Câmara
A sessão ordinária da câmara municipal do último dia 01 de abril foi marcado por bate-boca entre vereadores e tumulto promovido por funcionário que impediu o acesso de profissionais de comunicação alegando receber ordens de seus superiores.
Na oportunidade a Prefeitura Municipal apresentou projeto de lei de nº 313 de 2011 que dispunha sobre a criação do conselho municipal do FUNDEB que tem como finalidade acompanhar e controlar os recursos de manutenção e desenvolvimento da educação básica além de valorizar os profissionais da educação.
O projeto não foi inicialmente colocado em votação por conta de um “suposto” erro encontrado pelo presidente da Câmara, Wilson de Miranda.  Mais tarde o texto foi ratificado pela vereadora Jacira Pires que esclareceu que o artigo apresentado com o mesmo número, fazia referência ao artigo modificado e não ao mesmo projeto. Ainda assim outros vereadores como o Mano pediram para analisar o projeto, mesmo depois que a vereadora pediu pressa na aprovação o que evitaria prejuízo aos estudantes e professores.
De acordo com a vereadora Jacira o projeto deverá ser reenviado à câmara após análise das comissões e em seguida será aprovado pela casa legislativa, pois não há mais razões para adiamento da aprovação.
Próximo ao encerramento da sessão houve um princípio de tumulto provocado por um funcionário da Câmara que proibiu a equipe de reportagem de adentrar a galeria, espaço reservado à população. A atitude do funcionário que não se identificou e disse seguir ordens de seu superior vai de encontro à Constituição Federal em seu artigo Quinto, alínea 9 que diz: é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de COMUNICAÇÃO, independentemente de censura ou licença, portanto a atitude do mesmo é considerada censura prévia à imprensa.
Mais cedo três viaturas da polícia militar e civil, uma delas vinda do município de São Bernardo permaneceram em frente à câmara. Os agentes adentraram o recinto, conversaram com o Presidente da casa, Wilson de Miranda, e o primeiro secretário, Júlio César, e depois cumprimentaram a equipe de reportagem numa tentativa de intimidação dos profissionais da comunicação ali presentes.
Mais tarde o vereador Wilson de Miranda viria confirmar que ele mesmo pediu o reforço policial e que a atitude do funcionário foi um equívoco, mas confirmaria que proibiu o trabalho da imprensa no recinto “eu pedi ao nosso funcionário que os senhores sozinhos podiam entrar, agora com equipamento de filmagem e se ligasse automaticamente eu não iria aceitar”.


Fonte: Ascom/Araioses

Atualmente tem 0 comentários:

Leave a Reply

Postar um comentário